Garanhuns

Situada no Planalto da Borborema, a 896 metros acima do nível do mar, tendo o ponto mais elevado a 1.030 metros de altitude, Garanhuns é famosa por ser a cidade de mais agradável de Pernambuco. Com temperaturas médias em torno de 21 ºC, mas que podem chegar a 7 ºC no inverno, o município já foi carinhosamente apelidado de "Suiça Pernambucana" e "Cidades das Flores".

O município começou a ser povoado em meados do século XVII, quando brancos e negros se deslocaram para a região fugindo da opressão holandesa que tomava conta do Nordeste. Em 1658, André Vidal de Negreiros, o então governador da Capitania, concedeu uma sesmaria ao mestre-de-campo Nicolau Aranha Pacheco, que fundou o Sítio Garcia naquela área. Durante a Guerra dos Palmares, em 1670, a fazenda foi destruída. A região voltou a se desenvolver e, em 1811, o governador Caetano Pinto Montenegro elevou o povoado à categoria de vila. Apenas em 1879, Garanhuns recebeu o status de cidade.

Entre os monumentos que se destacam na arquitetura local, está o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, erguido no século XIX. Construída nos moldes da arquitetura inglesa, essa imponente estação ferroviária foi transformada em centro cultural em 1979 e hoje abriga um teatro, a Sala da História da Imprensa, o Museu de Arte Didática, a Sala de Memória Iconográfica, a Casa do Artesão e a Galeria de Artes Plásticas de Garanhuns. Já o Mosteiro de São Bento impressiona por sua aparência similar aos antigos mosteiros beneditinos, tendo em torno muitas árvores e plantas. Construído em 1940, o mosteiro tem como principais atrativos os vitrais, o painel retratando o apocalípse e uma fábrica de hóstias, além de produtos artesanais fabricados no local, como: chocolate, licores, pinturas e sírios.

O Cristo do Magno, a 1.030 metros de altitude, é outro ponto turístico que merece destaque. Construído em 1954, numa pedra sobre um mirante em forma de fortaleza, o Cristo oferece uma das mais belas vistas da cidade de Garanhuns. Outro mirante que também deve ser visitado é o Monumento do Ipiranga, conhecido como "pirulito". Erguido em comemoração à Independência do Brasil, o local onde a escultura está instalada é o preferido dos fotógrafos profissionais para a confecção de cartões postais.

O Parque Ruber Van Der Linder é destinjo certo para quem deseja estar em contato direto com a natureza ou fazer pique-niques. Essa reserva ecológica possui a peculiaridade de estar instalada em pleno núcleo urbano e possui muitas plantas e flores raras, além de lagos, fontes, grutas, animais e até restaurante. Logo ba entrada, existem várias colunas em alvenaria, imitando uma construção romana, um lago artificial, um coreto e o busto do construtor do parque. Já o Parque Euclides Dourado, dotado de uma pequena floresta de eucalíptos, encontra-se atualmente em reforma para a implantação de ciclovia, playground, área para piquenique, lago para pedalinhos e equipamentos de ginática, além de replantio de 2.100 mudas de eucalipto.

Um dos mais famosos cartões postais do município é a fonte luminosa, localizada na praça Souto Filho, com belos e floridos canteiros e o grande Relógio das Flores. Localizado na Praça Tavares Correia, é o único do Norte e Nordeste do Brasil que funciona a cristal de quartzo, com componentes de alta tecnologia e atrsa apenas 1 minuto por ano. Os números so relógio, que foi construído em 1979, são todos feitos de flores.

O Castelo de João Capão tem uma história curiosa. Localizado à margem da BR-423, é fruto do trabalho de um homem humilde, eletricista e encanador, que tinha o sonho de um dia morar num castelo medieval. Há cerca de 15 anos, João cosntruiu seu castelo com recurso próprios e, durante os eventos da cidade, ele o transforma em restaurante.

A Igreja do Timbó, a mais antiga da cidade, construída entre 1650 e 1700, em tijolo artesanal, tem sua origem relacionada a uma imagem de Nossa Senhora de Nazareth trazida por um escravo negro foragido da Bahia. Segundo registros históricos, o escravo se juntou a outros negros fugitivos e ergueram a capela.

Um lugar que não pode deixar de ser visitado por aqueles que apreciam a história brasileira é o Povoado Quilombola de Castainho. A comunidade formada por negros remanescentes do Quilombo dos Palmares é composta por 163 familias que ainda preservam suas tradições culturais, como danças e festas religiosas. Atualmente sobrevivem do plantio de milho, feijão, mandioca e frutas. No local. existe ainda uma Casa de Farinha totalmente artesanal e comunitária.

Garanhuns é conhecida com as alcunhas de Cidade das Flores, Cidade da Garoa e Suíça Nordestina, esta, devido à sua conformação montanhosa em uma altitude de 900 m. e principalmente o seu clima. Sua área é de 472,46 km², população de uns 130 mil habitantes que são chamados de garanhuenses e está a 230 km. da capital Recife. Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caetés, este ainda era distrito da cidade.

Sua origem é decorrente de guerrilhas de escravos fugitivos, quilombolas, combatidos em 1700, pelas tropas do tenente-coronel Manoel Ferreira de Azevedo. Em 1878, o Barão de Nazaré visitando a região, interessou-se pela mesma e propôs na capital um projeto de lei que a tornasse município, o que ocorreu a 4 de fevereiro de 1879. Com a instalação da Estação Ferroviária em 1887, melhorou ainda mais a sua agropecuária e comércio que é sua principal atividade econômica. Outras atividades importantes são a pecuária, o turismo religioso e de inverno, que nessa época os termômetros comumente podem marcar abaixo de 15°C, podendo atingir, com menos freqüência, 7°C durante a madrugada. Ocorrência de garoa na cidade é muito comum, para confirmar a fama de Cidade da Garoa.

Importante:

Localização: Agreste, microrregião Garanhuns, distante 229 km do Recife.
Área: 493 km2
Solo: Argiloso
Relevo: Suave ondulado, ondulado e forte ondulado
Vegetação: Floresta subcaducifólia
Ocorrência mineral: -
Precipitação pluviométrica média anual: 998,4 milímetros
Meses chuvosos: Abril - Julho
População: 122.188 habitantes
Eleitorado: 77.988 eleitores (TRE 2006)
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 04 de fevereiro
Prefeito: Izaias Regis
Padroeiro: Santo Antônio



 

 
Origem dos Nossos Visitantes :